O surgimento do consumidor verde ou o consumidor sustentável que é um consumidor com responsabilidade que pode ser definido, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), como o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, enquanto minimizam o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, a geração de resíduos e a emissão de poluentes durante todo ciclo de vida do produto ou do serviço, de modo que não se coloque em risco as necessidades das futuras gerações.
Produção sustentável é a inclusão, ao longo de todo ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais.
A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiveram no atual patamar, em 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossa necessidade de água, alimentos e energia. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçara a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. fonte: Ministério do Meio Ambiente.
ESTAMOS PRESENCIANDO O SURGIMENTO DO CONSUMIDOR VERDE
O consumidor verde é um consumidor muito mais consciente, um consumidor que presta atenção em todo o processo produtivo, um consumidor que não esta focado somente no produto ou nos benefícios que o produto vai lhe oferecer, ele quer saber mais, ele quer saber sobre toda estrutura logística, ou seja, desde a extração da matéria prima até a reciclagem dos resíduos do produto, sua vida útil e o percentual de reciclagem, ele é um consumidor que esta comprometido com o meio ambiente, com a sustentabilidade, é o que chamamos hoje de consumidor verde ou o consumidor sustentável, ele tem um olhar diferenciado, ele tem interesse em saber como as fabricas e as empresas envolvidas coletam agua da chuva, como vão reutilizar essa agua, que tipo de energia é consumida, fazem uso da logística reversa também chamada de logística inversa, que é a área da logística voltada para o retorno de materiais ja utilizados no processo produtivo, visando o reaproveitamento ou o descarte apropriado de materiais, com consequente diminuição dos impactos ambientais.
HÁBITOS DO CONSUMIDOR CONSCIENTE
Consome somente alimentos orgânicos;
Compra somente o que vai consumir ou usar;
Coloca pouca comida no prato, repete quantas vezes forem necessárias;
Não deixa resto de comida no prato, evitando assim o desperdício;
Separa o lixo orgânico do lixo reciclável;
Adquire produtos com embalagens recicladas;
Utiliza meios de transporte não poluentes, Moto elétrica, Bicicleta e semelhantes;
Reutiliza produtos e embalagens sempre que possível;
Usa de forma racional água e energia elétrica;
Produz energia elétrica para o autoconsumo.
Nós da ARSOLAR, desenvolvemos projetos e dimensionamos sistema para geração de energia elétrica através dos painéis solares, painéis com vida útil mínima de 25 anos, dependendo das condições climáticas e de cuidados pode chegar até 30 a 40 anos, findo o período de vida útil, esses painéis são reciclados com aproveitamento superior a 98% segundo pesquisas, consulte, existe diversas fontes disponíveis e estudos sérios a tudo que foi resumido neste post.